A roda de conversa sobre Empreendedorismo Feminino foi um sucesso. Na noite dessa quarta-feira (dia 6 de dezembro) reunimos várias convidadas na agência Sicoob Credinor de Brasília de Minas para um bate-papo pra lá de especial e engrandecedor.
A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento Territorial de Brasília de Minas, do qual o Sicoob faz parte, representando a classe empresarial regional.
Agradecemos a todas as presentes, em especial a nossa palestrante Jacyra Mendes Ferreira, presidente da Câmara da Mulher Empreendedora da ACI de Montes Claros.
Concluímos com muito orgulho o segundo ano de trabalhos com o grupo do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio nas cidades de São João do Pacuí, Coração de Jesus e Lagoa dos Patos. Os produtores transformaram seus negócios rurais, ampliando produtividade e passando a atuar com mais qualidade no campo.
Os resultados foram apresentados durante reunião de benchmarking, com a presença dos produtores rurais que foram assistidos, de forma gratuita, pelo programa, que foi realizado através da parceria Sistema Faemg Senar, Fundação Credinor e Sicoob Credinor.
Com mais técnica e gerenciamento do negócio, as perspectivas são de crescimento. “Essa parceria vem dando resultados ao longo destes dois anos. Cada vez que o produtor aprende mais, ele tem condições de chegar ao seu objetivo mais rápido. Comecei no programa com 80 litros/dia. Hoje, após os dois anos, tripliquei a produção de leite”, afirma o produtor Wander Torres, de São João do Pacuí.
“O programa tem uma importância grande para a nossa capacitação. São detalhes que ajudam a tornar a fazenda mais eficiente e rentável. E com o apoio do Sicoob tivemos suporte de recursos financeiros. Então andamos a duas mãos, com a assistência técnica e recursos financeiros. Isso ajuda a alavancar resultados”, destaca o produtor Alisson Amarante, de Coração de Jesus.
Demos mais um importante passo para a valorização da produção rural e da agricultura familiar da cidade de Lontra durante o Workshop de Organização Sócioeconômica da Aspralon (Associação Mista de Pequenos Produtores de Lontra).
O grupo está assumindo novas responsabilidades em prol do bem comum e, agora, já sabem com quem podem contar para atingir seus objetivos.
O encontro teve a participação de um empresário parceiro, que valoriza os produtos da região e que se disponibilizou a comprar polpas de pequi. Além disso, convidou a Associação para expor produtos em um dos melhores hotéis de Montes Claros.
Ao longo do workshop, que contou com a condução da consultora em Desenvolvimento Sustentável do Sistema OCEMG, Fabiana Rocha, traçamos estratégias e metas para impulsionar as principais cadeias produtivas da cidade. É o cooperativismo como ferramenta poderosa de transformação.
São parceiros dessa iniciativa a Fundação Credinor, Sicoob Credinor, Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais - Ocemg, Prefeitura de Lontra e Emater – MG.
Apicultores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), em Coração de Jesus e região, participaram de um bate-papo especial que teve como objetivo ampliar conhecimentos e a organização produtiva da cadeia apícola, que vem crescendo cada vez mais na região. O encontro, promovido pela Fundação Credinor e Sistema Faemg Senar, ocorreu no fim de agosto na Comunidade Rural de Esporas.
Foram realizadas três palestras aos apicultores presentes, com os temas: Mel de Aroeira e Identificação Geográfica; Mel Orgânico; apresentação das associações de Apicultores de Coração de Jesus e Região e de São Luiz de Minas; e apresentação da atuação e trabalho da Fundação Credinor em prol dos produtores rurais.
“Um dos propósitos do Sicoob Credinor e da Fundação Credinor é levar qualidade de vida ao homem do campo. Através de eventos, como este que realizamos, podemos proporcionar não somente crescimento financeiro e econômico, mas qualidade na vida no campo. Só dessa forma o produtor poderá fazer sua sucessão familiar com sustentação econômica. Através das ações de capacitação que desenvolvemos, vamos conseguir contribuir para que os produtores, neste caso específico a apicultura, possa chegar no reconhecimento do seu produto e que isso traga bons resultados”, afirma o diretor financeiro da Fundação Credinor, Ailton Vieira.
Programa ATeG
O encontro também foi momento de celebrar e conhecer a evolução do primeiro ano do grupo de Assistência Técnica e Gerencial, que alcançou índices produtivos de excelência. Segundo o técnico de campo que acompanha o grupo, Vanderson de Negreiro Alves, muitos produtores atingiram mais de R$ 40 mil em receitas. A maioria dos produtores tiveram média acima de 1 mil quilos de mel por ano, e em alguns casos, apicultores atingiram valores acima de três mil quilos.
Apicultor há 22 anos, Mauro Sérgio foi um dos produtores em destaque na apresentação. Nos últimos meses ele passou da média de 30kg/ano de mel produzidos por colmeia para 60kg. Com o ânimo renovado pelos bons resultados, ele aumentou os investimentos no trabalho. Hoje são 16 apiários sob sua coordenação, com cerca de 120 colmeias ativas.
“Depois que o ATeG chegou na propriedade, tive aumento elevado na produção de mel e o gerenciamento do negócio também melhorou, algo que eu não tinha hábito de fazer. Passei a anotar o que foi gasto, o lucro, o valor do quilo do mel produzido. Antes eu anotava uma coisa ou outra, agora é tudo colocado na caneta. O ATeG nos ensinou a crescer e desenvolver mais. As recomendações estão surgindo efeito também no campo. Aprendi a fazer a limpeza dos apiários, manejo das melgueiras, entre outros. O somatório de todas essas mudanças fez aumentar a minha renda”, avalia Mauro Sérgio.
A evolução conquistada por Mauro é espelho de trabalho para a apicultora Margarida Soares Oliveira. Ela começou sua produção do zero e vem evoluindo com a chegada do ATeG. Até então, a atuação da produtora era mais básica, deixando as colmeias soltas no matagal, sem controle e manejo ideais. O resultado era, quase sempre, perda de mel e desânimo com a atividade. Agora, com técnica e conhecimento, ela já registra lucro na propriedade.
“Eu falo que ao entrar no ATeG eu fui iluminada. Foi uma graça de Deus. Eu achava que não tinha dinheiro para fazer os investimentos iniciais e manutenção da atividade. Mas o técnico foi me mostrando como atuar certinho e ter lucratividade com a atividade. Eu estava com duas colmeias e hoje tenho 12 em funcionamento e mais sete para iniciar, investimento conquistado com o retorno financeiro do mel que vendi. Eu melhorei mais de 90% da minha atividade. Minha expectativa é finalizar o ATeG com 20 caixas bem trabalhadas, com planejamento e manejo corretos. A assistência melhorou meu trabalho e qualidade de vida”, afirma feliz Margarida Soares.
A Fundação Credinor tem atuado lado a lado junto aos apicultores do Norte de Minas, valorizando a cadeia produtiva e alavancando novas oportunidades no meio rural. Neste mês, a entidade deu mais um grande passo, contribuindo e apoiando a formação da Associação de Apicultores de Coração de Jesus e Região – Aapicorje. O objetivo é somar ainda mais esforços para o crescimento dos produtores rurais e a maior organização da produção local, promovendo a economia solidária e o associativismo.
Apicultor desde 2016, Joaquim Edson da Silva, representante da Aapicorje, celebrou mais essa fase da parceria entre a Fundação Credinor e os produtores da região. “Nosso objetivo é unir os produtores para agregar mais valor ao nosso trabalho. Ainda temos uma produção tímida, mas estamos crescendo, sempre buscando melhorias. E a Fundação Credinor, junto ao Sistema Faemg Senar, tem nos ajudado a fortalecer a cadeia produtiva local”, declara.
Com a Aapicorje, os apicultores poderão realizar intercâmbio técnico; aumentar a presença em congressos, feiras e exposições; firmar convênios com órgãos públicos e entidades particulares; participar de cooperativas de produtores; firmar parcerias para fornecimento de gêneros alimentícios para escolas; atuar de forma mais facilitada na obtenção de crédito e financiamento da atividade, entre outros.
“Essa é uma ótima alternativa para unir a todos e assim fortalecer a cadeia e aumentar a renda dos produtores. Sou otimista com a apicultura, especialmente com a produção do mel de aroeira, que é muito forte em todo o Norte de Minas e tem o reconhecimento de Identidade Geográfica, o que dá mais valor ao produto regional. E só unindo esforços vamos conseguir mostrar a produção de Coração de Jesus e região. Com a associação, o que der certo todos crescem juntos”, comenta Joaquim Edson.
ATeG Apicultura
A Fundação Credinor, braço social do Sicoob Credinor, é a entidade parceira para a realização de cursos e capacitações do Sistema Faemg Senar na região de Coração de Jesus. Atualmente, além de vários cursos semanais, a entidade mantém um grupo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG, que visa transformar o produtor em empresário rural, com atendimento gratuito pelo ciclo de dois anos.
A expectativa é que o trabalho do ATeG associado à associação Aapicorje ajude a desenvolver ainda mais a apicultura local. “O município ainda não tem atividade grande de apicultura, de forma bem desenvolvida e com reconhecimento. Essa união vai possibilitar primeiro o reconhecimento da atividade do município, aproximar os produtores e incentivar, tanto quem está na atividade quanto quem vai começar a produzir. Assim teremos uma cadeia produtiva forte”, afirma o técnico de campo responsável pelo ATeG, Vanderson Negreiro.
A diretoria da Fundação Credinor se reuniu com supervisores e técnicos de campo que atuam pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG, do Sistema Faemg Senar, para apresentação de informações da condução dos trabalhos e evolução dos grupos assistidos.
O projeto, realizado nas cidades de Coração de Jesus, Lagoa dos Patos, São João da Lagoa e São João do Pacuí, leva capacitação técnica e gerencial para que os produtores rurais passem a atuar de forma mais profissional. São atendidos produtores das cadeias da bovinocultura de leite e apicultura.
Durante a reunião foram apresentados indíces de evolução dos produtores e debatidas alternativas para solucionar possíveis entraves no avanço do trabalho em campo, como escoamento produtivo, acesso ao crédito e mais capacitação profissional.
O encontro também marcou a revisão do trabalho focado do Sicoob Credinor junto à Fundação Credinor e Sistema Faemg Senar através da atução de agentes de desenvolvimento. O objetivo é levantar demandas regionais e fortalecer as cadeias produtivas locais, gerando novas parcerias.
A condução da reunião foi feita pelo diretor financeiro da Fundação Credinor, Ailton Vieira.
Durante reunião de benchmarking, produtores da cadeia da bovinocultura de leite celebraram os resultados alcançados após o primeiro ano de ações do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG, que é realizado através da parceria entre o Sistema Faemg Senar, a Fundação Credinor e o Sicoob Credinor. O grupo, formado por pecuaristas das cidades de Lagoa dos Patos, São João da Lagoa, São João do Pacuí e Coração de Jesus, conseguiu, em poucos meses, transformar a realidade produtiva das fazendas, trazendo mais tecnologia e gerenciamento do negócio para dentro da porteira, o que resultou em maiores ganhos e aumento da produtividade.
“Todos eles apresentaram evolução. Temos exemplos de produtores que fecharam o primeiro ano com produção acima de 600 litros de leite por dia. Ao longo destes meses, atuamos junto a estes produtores rurais com a correção de métodos de trabalho e aplicamos novas tecnologias”, explicou o técnico de campo do ATeG, Adriano Mendes Vasconcelos.
A reunião para o balanço das ações foi realizada no último dia 10 de março na Agência Sicoob Credinor de Coração de Jesus. Gerente Regional de Negócios do Sicoob Credinor, Rogério Maia Abreu acompanhou o evento e ressaltou a força de atuação cooperativa e a parceria entre as entidades para levar aos produtores rurais, cada vez mais, soluções de aperfeiçoamento dos negócios, o que representa, também, evolução e geração de renda para toda a região.
“Através da Faemg, Fundação Credinor e Sicoob Credinor, conseguimos levar ao produtor conhecimento de gestão para ele aperfeiçoar sua produtividade e prosperar na atividade, conseguindo aplicar conhecimentos técnicos e gerencias dentro do seu negócio. Essa evolução dos produtores, após o primeiro ano de ATeG, mostra como eles entenderam e aplicaram novas técnicas, realizaram o gerenciamento do negócio e fizeram investimentos, buscando recursos junto a Credinor e aplicando na melhoria da sua atividade. Este somatório de boas práticas resulta no aumento da sua capacidade produtiva. E essa evolução do produtor também tem reflexo na comunidade onde ele está inserido, já que gera mão de obra, gira receita e movimenta toda a cadeia econômica local”, analisa.
Avanços no campo
Para que o primeiro ano fosse tão evolutivo, foi necessário produtor e técnico de campo atuarem juntos nas estratégias e ações. A produção de alimento e o manejo dos animais foram dois dos principais itens corrigidos, como explica Adriano Mendes.
“A produção de volumoso, que era uma fraqueza em 100% das propriedades, foi corrigida não só no quesito quantidade, mas também na qualidade, que são fatores que estão diretamente relacionados à produtividade do leite. Também adotamos um sistema de redução do intervalo de pasto entre as vacas, porque essa relação estava muito desproporcional entre os animais em lactação e aqueles que estavam parados, sem gerar receita nas fazendas. Fizemos ainda o controle leiteiro, com divisão de lotes, para gerenciar melhor o gasto com a alimentação e para cada lote comer realmente o que necessitava para produção”, pontuou o técnico de campo.
Produtor em São João da Lagoa, João Alisson Caldeira já vem colhendo resultados de tais mudanças na metodologia de trabalho. Antes do ATeG a média de leite ao dia não ultrapassava 300 litros. Hoje, com 50 vacas em lactação, já atingiu 600 litros e segue subindo a cada nova coleta. Para atingir estes bons números, foi preciso remodelar conceitos de trabalho que vinham enraizados na família, que atua com a produção de leite há muitos anos.
“O trabalho tem dado retorno. As dúvidas que temos são sanadas, muitas novidades chegam e sempre tá melhorando. Aqui sempre atuamos com leite e muita coisa mudou, métodos de trabalho que a gente não fazia na fazenda, como a divisão de lote, pesagem do leite e a forma de manejo das vacas. Atualizamos nossos conhecimentos, ajustando cada dia mais as novas técnicas”, relatou o produtor que tira todo o sustento da produção.
Hora de crescer
Wander Torres é outro produtor que tem celebrado o bom momento produtivo na fazenda, em São João do Pacuí. A média de produção de leite na fazenda saltou de 80 para 140 litros/dia após a adoção de novas técnicas. No caso dele, o ATeG chegou no momento certo, após a retomada da atividade leiteira. “Alguns anos atrás eu cheguei a parar de tirar leite, vendi as vacas. Resolvi retomar o projeto e logo em seguida chegou o ATeG. Tenho uma boa estrutura investida e conhecimento, mas nunca é demais aprender. Com o acompanhamento do técnico já evoluiu muito, na produção, no manejo e na coordenação de gastos”, destacou.
Para o produtor, a mudança de mentalidade é mais que necessária para que os negócios sobrevivam e evoluam. Ele acredita que, a partir de agora, outros produtores também passarão a buscar novas técnicas de trabalho, vendo os resultados positivos alcançados em tão pouco tempo.
“Muitos da região desistiram e outros seguem com conhecimento muito limitado, sem estruturação do negócio, sem contabilidade de gastos, sem tanta qualidade produtiva. Com o apoio do Sistema Faemg Senar, Fundação Credinor e Sicoob Credinor, essa mentalidade vem mudando. Atuando de forma técnica, a gente alcança mais objetivos, conseguimos reduzir custos, produzir mais com menos. Este trabalho tem ajudado bastante. Em um ano de experiência já tem sido satisfatório”, finaliza Wander Torres.
A parceria Sistema Faemg Senar e Fundação Credinor segue transformando a vida dos produtores rurais em São João do Pacuí, São João da Lagoa, Coração de Jesus e Lagoa dos Patos, cidades que recebem grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG. Com foco na maior qualidade do trabalho e rentabilidade do negócio rural, o programa tem ajudado bovinocultores de leite na evolução da atividade.
“Essa é uma parceria muito boa e produtiva. A gente vem com a expertise do dia a dia, temos alguma teoria e conhecimento, mas na rotina da atividade atropelamos isso. O ATeG vem com olhar mais atento para detalhes que passam despercebidos, com toda experiência da técnica de campo que acompanha a propriedade”, avalia André Luiz Meneses, de São João do Pacuí.
Atuando na atividade leiteira desde 2012, André Luiz tem buscado nos últimos anos planejar de forma técnica e profissional a rotina da fazenda. Com auxílio do ATeG, foram feitos ajustes de manejo, estruturação da fazenda e gestão das contas do negócio. A busca é para equilibrar as contas, evoluir ainda mais na qualidade do leite produzido e fazer o negócio prosperar.
“Nos últimos três anos demos um salto na propriedade, buscando mais investimentos e a organização da atividade. Com a vinda da técnica do ATeG isso ficou ainda mais latente. Após uma estruturação física, estamos agora investindo na nutrição animal, já que não havia um manejo alimentar adequado, sempre sofrendo baixa produtividade com a chegada da seca. Essa foi a primeira vez que fiz a silagem, por exemplo. Um método simples que não era adotado”, completa André Luiz.
A proposta é saltar dos atuais 70 litros de leite por dia para 200 nos próximos anos. Para isso, além das medidas já adotadas de inovação e reestruturação na fazenda, estão no radar o aprimoramento genético do rebanho.
Atuação técnica e gerencial
O grupo de ATeG a qual André Luiz faz parte está apenas nos primeiros meses de assistência. Antes do programa, muitos produtores atuavam na atividade “as escuras, indo por indicação de um produtor ali, outro aqui”, como explica a técnica de campo Lavínia Francine Xavier.
Essa falta de metodologia correta, adequada para cada realidade, vinha desanimando os produtores da região. “Muitos aqui estavam com o caixa da fazenda no vermelho, com problemas sanitários e nutricionais dos animais, desafios com a seca, entre outros. Isso mudou, estamos iniciando uma recuperação da cadeia. Alguns produtores que pensavam em manter a produção como estava, sem ânimo para investir na atividade, hoje, após iniciar o ATeG, já mudaram a visão, estão investindo, pois enxergaram o potencial”, destaca Lavínia.
Segundo a técnica de campo, um dos primeiros passos foi atuar com melhoramento do manejo nutricional associado ao manejo sanitário. Em seguida um trabalho de incentivo à produção regular e de qualidade para conseguirem abastecer laticínios e a estruturação de alternativas para reduzir custos no dia a dia. “Aos poucos os produtores têm mudado a visão do negócio, vendo que a atividade pode dar certo, desde que apliquem melhores manejos e atuem com alternativas na redução de custos, como na produção da própria ração”.
Próximos passos
O ciclo do ATeG tem duração de dois anos, com visitas mensais na propriedade de cada produtor rural que faz parte do projeto. Após os primeiros meses de consultoria, a técnica de campo Lavínia Francine já projeta os próximos objetivos do grupo, que vem evoluindo a cada mês.
“Agora vamos partir para melhorar o rebanho dos produtores, com maior aptidão leiteira, aplicando melhoramento genético na atividade. Isso vai melhorar a produção e gerar mais valor ao trabalho destes produtores. Aos que ainda estão com quantidade de leite produzida baixa, vamos atuar para melhorar o sistema de produção, mantendo a qualidade dentro da estrutura que possuem, gerando retorno com a atividade. O ATeG é uma questão social. Se não houver qualidade de vida, não tem incentivo para eles seguirem na atividade. Por isso é importante ao fim do mês estes produtores terem um retorno financeiro satisfatório”.
As quatro cidades em questão representam regiões que, historicamente, congregam importantes bacias leiteiras. A ideia é retomar o potencial e protagonismo regional. “A partir do momento que vencermos estes obstáculos, o potencial da região vai crescer ainda mais. O ATeG era o incentivo que faltava para estes produtores. O leite se paga, se trabalhar direitinho com ele. Mas é preciso trabalhar de forma planejada, com técnica e gerenciamento”, finaliza Lavínia Francine.
A atuação conjunta em prol dos produtores rurais do Norte de Minas, garantindo maior capacitação da mão de obra, qualidade e tecnologia no campo foi celebrada durante reunião das diretorias da Fundação Credinor e Sicoob Credinor com técnicos do Sistema Faemg Senar. O encontro, realizado em Montes Claros, teve objetivo de mostrar a evolução de uma das frentes de trabalho realizada pela parceria entre as entidades, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG.
“A evolução desta parceria é visível e a gente tem presenciado, especialmente no aumento da produção de leite e mel. A capacitação pelo ATeG vai gerar, inclusive, a atratividade das atividades produtivas para viabilizar o processo de sucessão no campo. Uma das coisas mais importantes hoje é despertar nos filhos dos produtores rurais o interesse produtivo no campo. É preciso que o jovem veja essa rentabilidade do negócio da família. Essa reunião foi muito no sentido de avaliar os resultados conquistados até o momento para projetar avanço neste projeto de assistência técnica e gerencial. O nosso foco é fazer o desenvolvimento local, para que não haja evasão de renda para outras localidades. Temos muita disposição para seguir investindo em projetos para o fortalecimento das cadeias produtivas”, destaca o presidente da Fundação Credinor e presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credinor, Dario Colares.
ATeG
Através da Fundação Credinor, o ATeG está presente nas cidades de São João do Pacuí, Lagoa dos Patos, São João da Lagoa e Coração de Jesus, nas cadeias produtivas da bovinocultura de leite e apicultura, atuando diretamente na capacitação de 90 produtores rurais, desde 2021. Estes produtores recebem assistência técnica e gerencial, mensalmente, nas propriedades durante dois anos. A proposta visa promover a atualização tecnológica; organizar a parte gerencial do negócio; realizar o incentivo à maior qualificação profissional do empreendimento; solucionar gargalos produtivos, entre outros.
Durante a reunião de balanço, os técnicos de campo do Sistema Faemg Senar, que acompanham estes grupos de ATeG, apresentaram indicadores que já demonstram o maior crescimento das atividades produtivas, garantindo mais ânimo e alternativas aos produtores rurais.
“Essa parceria com o Sicoob e Fundação Credinor é de grande importância, especialmente nessa manutenção de grupos de ATeG em regiões de grande vocação agropecuária no Norte de Minas. Com essa parceria estamos permitindo ao jovem que visualize ainda mais as possibilidades da sucessão do negócio da família na propriedade. Se ele tem assistência técnica na propriedade e acesso às linhas de crédito vai dar prosseguimento na atividade. Esse trabalho conjunto com o Sicoob e Fundação Credinor tende a aumentar cada vez mais, apoiando o crescimento das diversas cadeias produtivas da região”, comenta Dirceu Martins, gerente regional do Sistema Faemg.
Trabalho conjunto
As ações em parceria com o Sistema Faemg Senar se estendem ainda nas capacitações realizadas semanalmente e a outros projetos de incentivo à produção rural regional. Em 2022 foi lançado, por exemplo, o projeto de melhoria da qualidade da pecuária leiteira, fortalecendo o desenvolvimento de arranjo produtivo local por meio do “Melhores Práticas e Gestão na Pecuária de Leite”. A ideia é oferecer o máximo de oportunidades para o crescimento destes produtores rurais, inclusive, facilitando o acesso ao crédito.
“A gente já faz um apoio financeiro através da cooperativa, mas é preciso aumentá-lo através de linhas de crédito adequadas ao porte e necessidade do produtor. Todo o esforço por parte da cooperativa para viabilizar o crédito assistido seguirá sendo feito. O custo benefício de operar com a cooperativa é muito bom. O foco é aumentar a produtividade no campo”, finaliza Dario Colares.
Além de Dario Colares, estiverem presentes na reunião o diretor financeiro da Fundação Credinor, Ailton Vieira; o diretor financeiro do Sicoob Credinor, Carlos Genuíno; e o gerente regional de negócios do Sicoob Credinor, Rogério Abreu.
O Programa Transformação em Jogo mudou a rotina da Escola Estadual São Sebastião, na zona rural de Coração de Jesus. A unidade foi uma das premiadas pelo Programa, que tem como base a educação empreendedora e o protagonismo juvenil para um novo olhar sobre o mercado de trabalho.
No fim de novembro foi feita a entrega do prêmio, com uma grande festa aos alunos. O Transformação em Jogo é uma iniciativa do Sistema Faemg Senar em parceria com o Sebrae-MG e Fundação Credinor.
"Veio para transformar nossa escola. Não esperávamos que iriamos ganhar o prêmio. Nossa comunidade atende famílias extramamente carentes e muitas são oriundas do trabalho no campo. O Transformação em Jogo trouxe para os alunos uma pirtunidade de pensar além dos muros, de sonhar em ter uma profissão lá fora e conseguir alcançar o desejo de ir mais além" - Tatiana Correia dos Santos / Diretora da Escola Estadual São Sebastião.
"Ficamos com medo no início, mas o tema não assustou muito. Pegamos o que vemos no cotidiano e colocamos no vídeo. Muitas vezes sabemos fazer, mas falta oportunidade" - Rayane / Aluna.
"A premiação serviu de incentivo porque eles passaram a acreditar neles mesmo, o que despertou um novo olhar para novas possibilidades, empreender e pensar em novas profissões" - Antônio Geraldo Alves / professor.
Pequenos produtores rurais da cidade de São João do Pacuí tiveram um fim de ano diferente. Desde os últimos dias do mês de novembro de 2022, 14 propriedades da região recebem orientações do Programa Negócio Certo Rural, que tem foco primordial no empreendedorismo e visa contribuir para a gestão das fazendas, atuando na melhoria de negócios já existentes ou na implementação de novas oportunidades.
O programa chega à região pela parceria da Fundação Credinor com o Sistema Faemg Senar. A turma do Negócio Certo Rural é formada por produtores da agricultura familiar que atuam com dinamismo em diversas cadeias produtivas, como avicultura, apicultura, bovinocultura de corte e leite.
Entre momentos teóricos em salas de aula e consultorias nas fazendas, os produtores estão iniciando uma nova mentalidade para a atuação no campo. Segundo o instrutor do programa, Leonardo Brant, o treinamento já teve metade dos seus objetivos cumpridos, onde algumas situações já foram corrigidas. “O foco principal é entregar para eles as técnicas de gerenciamento do negócio. Os participantes conhecem cada atividade que é executada na propriedade, mas eles não têm o hábito de anotar, de acompanhar o que tem sido feito, os gastos, a rotina de trabalho, preço de insumos usados, etc. E além de saber anotar é preciso saber interpretar, para descobrir qual gargalo no processo de produção”, alerta o instrutor.
Planejando novos rumos
Ainda segundo Leonardo Brant, com o passar do tempo a falta de acompanhamento ocasiona o não planejamento e a falta de correções do que está errado. “Às vezes está pagando só o custo operacional e acabará não conseguindo se manter por muito tempo na atividade”.
E era exatamente este o problema na propriedade de Cleyton Lafetá Flávio. Ele vive da atividade rural desde pequeno, atuando na mesma fazenda que já pertenceu aos pais. As atividades principais eram gado de corte e leite, mas com o tempo o negócio passou a não decolar tão bem. Hoje ele atua alugando pasto e com pequena criação de galinhas e abelhas. Durante o Negócio Certo Rural ele viu o potencial que poderá atingir e já tratou de organizar novamente a gestão da propriedade.
“Não tínhamos a noção muito clara dos rumos que a fazenda estava tomando. Não sabíamos o preço das coisas ou valorizar o que é da gente. O curso tem me ajudado muito neste sentido e também para me organizar para começar 2023 diferente. Nosso objetivo é expandir as produções da avicultura e da apicultura. Até então foram muitos erros nestas atividades, por não saber executar coisas simples na propriedade”, comenta o produtor.
A expectativa dele é chegar a 100 frangos vendidos por semana e também atuar com a venda de ovos. Para isso, um galpão está sendo construído com capacidade para 300 galinhas. Na produção de mel, o plano é passar a atuar com 40 enxames, aumentando a produtividade ano a ano.
“O que eu vinha fazendo aqui era muito do que aprendi no dia a dia, por conta própria. A gente entra na internet e vê algumas coisas novas, mas quando pega um curso, como é o caso do Negócio Certo, aprendemos ainda mais, até mesmo na convivência com os colegas de sala que trazem contribuições e experiências”, conclui Cleyton Lafetá Flávio.
Dinamismo com propósito
Também com um pouco de atuação em várias cadeias produtivas, José Dionísio Lino de Castro vê como primordial saber interpretar melhor o potencial que tem em mãos. Com a venda, principalmente, de hortaliças para feiras regionais e centrais de abastecimento, ele vai iniciar agora uma maior produção de derivados do leite, após entender que era possível atuar na nova atividade com gestão.
“Vou iniciar agora com gado de leite, para produção de queijo e requeijão, muito pelas novas orientações que o instrutor do programa passou. Ele me ajudou a identificar o potencial, a determinar a quantidade de animais na criação para poder dar certo. Trabalhar com mais conhecimento e técnica faz toda a diferença. Antes eu fazia as coisas mais brutas. Mas trabalhar dando murro em ponta de faca não dá certo. A partir de agora eu quero que siga melhorando, com a orientação e trabalhando mais por dentro das coisas”, lembra José Dionísio.
Para o instrutor Leonardo Brant, essa nova animação dos produtores Cleyton Lafetá e José Dionísio demonstram a importância de conhecer a propriedade para traçar novos objetivos. Ele lembra que, independente do tamanho do negócio, a gestão é um pilar que não pode ser perdido.
“É essencial ter isso em mãos. E este treinamento é de extrema importância para a agricultura familiar neste aspecto, para que estes produtores coletem dados das suas propriedades, saibam interpretar estes números e buscar melhoria nos processos de produção. Isso muda a cabeça deles, até para quando iniciarem outras capacitações”, finaliza o instrutor do Sistema Faemg.
O Programa Negócio Certo Rural em São João do Pacuí tem a expectativa de ser concluído no fim de janeiro, quando serão encerrados os ciclos de orientações nas propriedades rurais, com a visita do instrutor do Sistema Faemg Senar.
Os produtores rurais da cadeia da bovinocultura de leite dos municípios de Coração de Jesus, Lagoa dos Patos, Brasília de Minas e São João do Pacuí deram mais um importante passo para a evolução do trabalho em campo, em uma atuação com ainda mais qualidade e técnica. Através da parceria entre a Fundação Credinor, Sistema Faemg e Sicoob Credinor, 14 pecuaristas concluíram os treinamentos do programa especial Gestão com Qualidade em Campo (GQC), que visa promover a mudança do conceito de produtores para empresários rurais, de olho na maior sustentabilidade do negócio.
Foram dois meses de atividades, entre aulas teóricas e visitas presenciais nas propriedades, onde o técnico avaliou ponto a ponto as principais necessidades para a evolução dos empreendimentos rurais. Foram trabalhados conceitos de gestão, comercialização, marketing, finanças, contabilidade, planejamento, organização e custo de produção.
“O GQC traz novas oportunidades para o produtor e também seus familiares. A importância é ele reconhecer o seu próprio produto. Quanto mais qualificado, mais ele saberá quanto custa para produzir o leite, por exemplo, e com isso vai poder buscar preço melhor para vender. E isso agrega valor à economia do município. Uma boa parte da economia que circula dentro dessas cidades vem da produção rural”, destaca Maykon Oliveira Ferreira, responsável pela Carteira Rural do Sicoob Credinor de Coração de Jesus.
O grupo de alunos do GQC foi formado em parte por produtores que também recebem o Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG. Nos últimos meses, o trabalho para reestruturação da cadeia produtiva local do leite vem sendo foco de atenção do Sistema Faemg e entidades parceiras.
“Essa parceria é de fundamental importância. O GQC tem ferramentas mais aprimoradas na parte de gestão, possibilitando ao produtor melhorar ainda mais sua atividade, aumentando a produtividade e rentabilidade na cadeia da pecuária de leite. Ficamos muito satisfeitos de concluirmos essa turma de GQC, na certeza que essa parceria entre a Sistema Faemg e Fundação Credinor seguirá trazendo avanços à pecuária leiteira do Norte de Minas”, afirmou o gerente regional Dirceu Martins.
“Todos os produtores que participaram do GQC têm conta na cooperativa. Durante a apresentação muitos identificaram o que precisavam investir e como contariam com a instituição para acesso ao recurso, para a melhoria na sua propriedade. Os produtores rurais que participam deste e outros cursos da Fundação Credinor e Faemg conseguem chegar na agência já com um plano bem traçado, sabendo no que vão investir, e eles reconhecem muito a nossa parceria e o papel do Sicoob em contribuir nessa evolução da produção rural”, completa Maykon Oliveira.
Evolução
Segundo o instrutor do GQC, Fernando Etiene Júnior, foi identificado que um dos grandes problemas do grupo era o imediatismo. Os produtores vinham atuando sem pensar a longo prazo, o que não dá um respaldo bom para o futuro da propriedade. “Além deste entrave, identificamos que o foco vinha sendo somente para a área produtiva, deixando de lado a parte de gestão da propriedade, gestão de pessoas, o marketing, o controle financeiro, entre outros pontos que fazem toda a diferença para o sucesso do negócio”, explicou Fernando.
Na finalização do GQC, três produtores rurais foram selecionados para apresentação de trabalhos de conclusão, interagindo assim com os demais participantes sobre alternativas que foram adotadas para cada demanda da propriedade. Dos 14 participantes, muitos estão no início da atividade de forma profissional, como é o caso do produtor Alisson Amarante Rodrigues. Ele sempre conviveu no meio rural, mas foi a partir de 2019 que passou a encarar como negócio, deixando, inclusive, o emprego que tinha em Montes Claros para se dedicar à fazenda. Para ele, o GQC será importante para começar na atividade de forma mais qualificada.
“Decidimos tornar a fazenda de fato produtiva e, como estamos no início da atividade, entendemos a necessidade de saber gerir para conseguirmos perceber as prioridades da propriedade e assim evoluir na atividade. E já fazia alguns registros, mas os conteúdos do GQC ampliaram ainda mais minha visão, ensinando gestão e controle para tomada de decisões. Saber a hora de vender e comprar animais, aprender a registrar e interpretar os dados da fazenda, entre outros. Hoje sabemos, por exemplo, que precisamos de mais duas vacas em produtividade para equilibrar as contas da fazenda”, comentou Alisson Amarante.
Apesar de ser um dos mais novos no ramo na região, o produtor tem buscado cada vez mais se especializar e também incentivar vizinhos e amigos. Ele, que hoje preside a da Associação dos Produtores de Leite da Bacia do Rio Pacuí, acredita em uma maior evolução regional se mais produtores passarem a atuar de forma técnica e profissional.
“O principal ponto que vejo nisso é fortalecer a bacia leiteira, e para isso é preciso ter um processo de mudança de cultura, como ocorre através deste trabalho do Sistema Faemg. O potencial da nossa região é grande, temos até mais recurso do que outras bacias leiteiras, mas precisamos evoluir a cultura do trabalho dos produtores rurais. Ter um negócio mais focado, melhorar oferta de capacitação para quem atua na produção rural, ampliar as possibilidades de linhas de crédito, entre outros”, finaliza.
“Aos poucos, os produtores já estão mudando. Eles estão conciliando as capacitações com a assistência técnica, de modo que estão bem mais esclarecidos e evoluindo, apesar das dificuldades. Hoje este produtor já enxerga novas possibilidades, atuando com mais planejamento. A região do entorno de Coração de Jesus vem se reerguendo na produção rural e, com essas mudanças, vem se transformando novamente. A expectativa é de evolução, porque eles estão se associando em busca de crescimento”, completa o instrutor Fernando Etiene Júnior.
A Fundação Credinor, o Sistema Faemg e o Sicoob Credinor deram o ponta pé inicial ao Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) que vai beneficiar produtores de leite da região de Lagoa dos Patos. Na noite dessa segunda-feira (29) aconteceu a reunião de sensibilização, com a presença dos produtores rurais interessados em participar do programa, que é gratuito e levará para dentro das propriedades rurais especialistas para ajudar na transformação dos empreendimentos.
“O ATeG é um programa extraordinário e muito importante para o desenvolvimento dos produtores rurais, que querem se capacitar, querem garantir novas tecnologias, tornar seus empreendimentos mais produtivos, melhorando a qualidade de vida de todos. Este é o compromisso da Fundação Credinor com a cidade de Lagoa dos Patos. Quanto mais capacitados, mais iremos fortalecer a região. Estes produtores vão se transformar em empresários e vão fazer o fortalecimento da cadeia produtiva do leite. Eles passarão a ser referência em inovação e crescimento para a região”, afirmou o presidente da Fundação Credinor, Dario Colares.
O prefeito do município, Hercules Vandy Durães (o Vandinho), destacou que a parceria irá somar e contribuir para que Lagoa dos Patos siga em crescimento. “Tenho muito prazer em receber este programa na nossa comunidade. Ele vem casar com o que o munícipio também está em busca, de oferecer o produtor. Estamos atuando com programas de genética e agora, com essa parceria, teremos a assistência técnica e gerencial para que o produtor possa aumentar seus ganhos e atuar de forma mais profissional. Isso faz toda a diferença para o nosso município, para a produtividade sustentável destes empreendimentos rurais”.
Para o gerente do Sicoob Credinor em Lagoa dos Patos, José Carlos, essa será uma oportunidade de crescimento do produtor rural. “A nossa cidade acolhe bem o programa, que vem para qualificar este produtor. Essa é uma oportunidade, através dessa parceria, de acompanhar e ajudar este produtor, que vai receber na sua propriedade técnicos que irão nortear o dia a dia com mais eficiência e qualidade para a sua produção. Eles terão o técnico para dentro da porteira e do lado de fora o Sicoob para orientar em linhas de crédito que ajudem este produtor a melhorar cada vez mais sua atividade”.
Como vai funcionar
Durante a solenidade de sensibilização, foram explicados vários pontos do programa, para o produtor entender melhor como o ATeG contribuirá diretamente na maior profissionalização do negócio rural, na capacitação da mão de obra, na melhoria de metodologias e métodos de trabalho, na gestão e visão do empreendimento.
A supervisora regional de ATeG, Abigair Duarte foi quem explicou aos convidados sobre o programa. A primeira etapa será através da aplicação de um questionário, que irá subsidiar a formação do grupo de trabalho, que será composto por até 30 produtores rurais. Após essa etapa, ao longo de dois anos, com uma visita mensal em casa propriedade, o técnico do Sistema Faemg irá ajudar na evolução do empreendimento rural, sanando dúvidas, corrigindo problemas e instruindo novas alternativas e métodos de trabalho.
“Este profissional vai aliar a experiência e conhecimentos que ele tem, com a prática que estes produtores têm na propriedade. E o mais importante, uma atuação de forma individualizada. Não existe uma receita de bolo. Em cada propriedade o técnico vai atuar de uma forma, respeitando a cultura e condição financeira de cada um. Objetivando o crescimento desta propriedade”, destacou Abigair.
O produtor rural Geraldo Ferreira Lima atua há 20 anos na produção de leite e derivados, como queijos. Ele, que não conhecia o ATeG, participou da reunião e não vê a hora de poder se inscrever para receber a ajuda técnica. “Eu quero essa assistência. Acho importantes estes novos conhecimentos, atualizar práticas. A gente trabalha a vida toda e nunca aprende tudo. Levar este conhecimento pra gente é muito importante”.
Já Joaquim da Fonseca Gonçalves conhecia os projetos do Sistema Faemg. Uma das suas propriedades é assistida pelo ABC Cerrado, projeto que também atua com assistência às propriedades. Além do programa, os cursos de capacitação também são realidade. Ele esteve na reunião compartilhando sua experiência com as ações da Faemg e dando voto de confiança aos demais produtores. “O técnico é muito compreensivo, entende as nossas necessidades e ele busca as melhores maneiras de nos ajudar. Ajustamos a produção de alimentos dos animais, que foi muito importante, por exemplo. Este tipo de programa eu queria que chegasse a todos, que todos os produtores ruais se conscientizassem como uma oportunidade para melhorar suas atividades. Temos que abraçar estes programas”.
O mês de agosto foi escolhido para o início de mais um importante projeto da Fundação Credinor destinado aos produtores rurais. Junto ao Sicoob Credinor e Sistema FAEMG, iniciamos o Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC), com foco aos produtores que atuam na bovinocultura de leite dos municípios de Coração de Jesus, Lagoa dos Patos, Brasília de Minas e São João do Pacuí. O lançamento do programa foi realizado com a presença dos 14 participantes que serão atendidos pelo GQC entre os meses de agosto e outubro.
Este programa visa promover a mudança do conceito de produtores para empresários rurais, de olho na maior sustentabilidade do negócio. Contando com momentos teóricos e consultorias nos empreendimentos rurais, serão trabalhados conceitos de gestão, comercialização, marketing, finanças, contabilidade, planejamento, organização e custo de produção.
“O programa é uma continuidade da atuação das entidades na região, buscando impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local, ofertando uma educação técnica, uma melhor qualidade produtiva do homem do campo, fomentando a sua receita e redução de custos na produção, e melhorando a qualidade dos produtos. Entendemos que alocar mais conhecimento e boas práticas no sistema de gestão e produção melhora a distribuição de recursos e a geração de novas riquezas para os produtores, valorizando a sua propriedade e realizando uma gestão empresarial no campo, com as técnicas apresentadas no decorrer do treinamento”, destacou o diretor financeiro da Fundação Credinor, Ailton Vieira.
Cadeia produtiva
A opção por trabalhar o GQC com a bovinocultura do leite não foi por acaso. A região que compreende os municípios que com os produtores beneficiados pelo GQC está aprimorando e organizando métodos de trabalho para retomar o protagonismo regional como importante bacia leiteira do Norte do estado.
No início do ano reunimos parceiros e produtores rurais para iniciar o projeto de melhoria da qualidade da pecuária leiteira, fortalecendo a bacia produtiva e o desenvolvimento de arranjo produtivo local, através do “Melhores Práticas e Gestão na Pecuária de Leite”. A atuação tem como base a formação profissional rural, assistência técnica e gerencial, inovação tecnológica e acesso a crédito. Um levantamento prévio foi feito para identificar a realidade local, traçando um perfil dos produtores da região, onde 60% do rebanho é destinado à pecuária de leite.
O Diretor Financeiro da Fundação Credinor, Ailton Vieira, participou no dia 1° de agosto do encontro de presidentes e representantes de entidades cooperadas do Sistema FAEMG, vinculadas ao Escritório Regional de Montes Claros.
O encontro visou debater, trocar experiências e ajustar atuação dos parceiros nas ações em prol dos produtores rurais do Norte de Minas.
A Fundação Credinor é realizadora e parceira das ações do Sistema FAEMG nas cidades de Coração de Jesus, Lagoa dos Patos, São João do Pacuí e São João da Lagoa.
Educação, formação e informação estão na base dos valores que definem os objetivos da Fundação Credinor. E é por isso que nossas parcerias são formadas para levar cada vez mais novas oportunidades à população, como é o caso dos produtores rurais norte-mineiros capacitados em diversos cursos do Sistema FAEMG nas cidades de Coração de Jesus, Lagoa dos Patos, São João do Pacuí e São João da Lagoa. Quem já passou pelas capacitações se surpreendeu; confira.
Do quintal de casa para novas oportunidades
“Essa foi a primeira vez fiz um curso do Senar, e estou encantada. Me surpreendi e achei tudo maravilhoso, sendo um dos melhores cursos que já fiz. Aprendemos a aproveitar o que temos no quintal e sei que o diferencial será a qualidade que poderemos entregar ao cliente final. O meu objetivo era mais para conhecer, mas já penso em atuar profissionalmente com as polpas de frutas. Tenho uma pequena propriedade, onde posso aproveitar as frutas que planto, especialmente laranja e acerola. Antes do curso eu não tinha nem noção. A gente compra muitas polpas, e agora aprendi de verdade. Além disso, como sou empreendedora na área de doce e salgados, este treinamento veio para acrescentar novos conhecimentos, principalmente a parte de higienização e sanitização dos produtos” - Maria Justina Torres Dias, aluna do curso de Polpa de frutas.
Aprimorando o manejo das aves
“Tenho criação com 18 galinhas, principalmente para consumo próprio. O curso ajudou muito, como é o caso do manejo das aves, onde aprimorei as instalações de bebedouros e comedouros dos animais. A criação até então era mais solta. Foi muito bom ter este tipo de curso, poder ter uma capacitação como essa próxima da gente” - Maria da Consolação Ferreira Santos, aluna do curso de avicultura.
“Aqui no sítio mexo de tudo um pouco, inclusive com a avicultura. No curso conheci coisas novas, tirei dúvidas sobre alimentação, entre outras. Foi no curso que vi que não precisava, necessariamente, ter mais espaço para a criação, que poderia adequar minha estrutura e trabalhar com qualidade, além de reduzir custos. Espero passar estes conhecimentos para os vizinhos” - Maria Tânia Oliveira Freitas, aluna do curso de avicultura.
Atualização constante dos conhecimentos
“Fiz o curso para renovar os conhecimentos. Anos atrás eu já tinha me capacitado, mas era um trator mais velho. Agora são equipamentos mais novos. Aqui na fazenda plantamos milho e feijão, e temos um pouco de produção de leite e gado de corte. Então preciso do equipamento o tempo todo. Iniciei agora o uso do trator com grade de controle e no curso aprendi a fazer as regulagens corretas, ter melhor manejo com o equipamento para as revisões. Trator é um investimento alto, preciso saber cuidar bem dele. Além disso não pode parar. Sem trator a fazenda para. É preciso ter na fazenda, sabendo fazer por conta própria o serviço” - Cleiton Ruas Silva, aluno do curso de tratorista.
Essa edição da revista destaca as ações da Fundação Credinor em parceria com o Sistema FAEMG, que tem garantido diversas capacitações para os produtores rurais do Norte de Minas.
Além do balanço da parceria, na reportagem também apresentamos nosso projeto “Melhores Práticas e Gestão na Pecuária de Leite”, que vai levar mais desenvolvimento e tecnologia para produtores rurais da microrregião de Coração de Jesus.
Está imperdível!!!
Você lê a reportagem completa da Fundação Credinor e outras ótimas notícias do universo empresarial, e as novidades do Sicoob, através do link http://www.sicoob.com.br/web/sicoobcredinor/revista-credinor
BOA LEITURA 😊
Desde que a parceria entre Fundação Credinor e Sistema FAEMG teve início em Coração de Jesus e região, muitos produtores rurais estão ampliando perspectivas de trabalho, agregando ainda mais valor e qualidade ao que produzem no campo. Exemplo disso está nas diversas ações voltadas para o fortalecimento da bacia leiteira da região. Neste mês, a Fundação realizou mais um treinamento voltado para capacitar a mão de obra local. Através do curso Operador de Ordenhadeira, os produtores de leite poderão aumentar produtividade e garantir mais qualidade no produto final.
Gilmar Moreira Silva já vem sendo beneficiado com o uso do novo equipamento na sua propriedade. Ele passou a produzir mais, garantindo ainda qualidade no ambiente de trabalho. “Minha produção praticamente dobrou, chegando a 120 / 140 litros de leite por dia. E também tive ganho na qualidade do trabalho. Antes era uma média de 6h de trabalho na ordenha manual por dia, o que causava alguns machucados na mão e um desgaste grande. Agora são duas ordenhas por dia, de aproximadamente 40 minutos cada”, explicou o produtor.
Foi na fazenda de Gilmar que o curso de ordenhadeira foi realizado. Ele abriu as porteiras da propriedade para receber outros produtores ruais que querem cada vez mais capacitar. O secretário municipal de agricultura e meio ambiente de Coração de Jesus, Fabrício Ruas, destaca que o trabalho conjunto, Fundação Credinor e Sistema FAEMG, é de grande importância. Já são mais de 20 cursos realizados, além do incentivo e apoio aos grupos de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).
“A parceria da Fundação, Sistema FAEMG e a secretaria de agricultura tem sido um trabalho muito bacana. A gente tem buscado levar os produtores até estes atendimentos, visando que eles se tornem exemplos e assim possamos fortalecer a bacia leiteira, agregar mais valor, reduzir custos e fazer estes produtores verem que é possível ter receita, o que vai gerar mais qualidade de vida para eles e suas famílias”, afirma Fabrício Ruas.
Cerca de 60% do rebanho em Coração de Jesus é destinado à pecuária leiteira. Com o crescimento da produção, cada vez mais novos laticínios buscam a região para aquisição do leite, e para isso os produtores seguem se capacitando e em busca de mais qualidade. “Coração de Jesus tem sido atendido por laticínios de capacidade e exigências maiores, que bonificam melhor os produtores pela qualidade do leite. Mas para isso tem exigência maior. O produtor, para ser atendido por estes laticínios, precisa ter profissionalismo maior. Este curso de ordenha mecânica ajuda estes produtores a enxergar essa necessidade de melhoria, ajuda muito estes produtores a se desenvolverem”, finalizou o secretário municipal.
Arranjo produtivo
Recentemente, a Fundação Credinor, Sistema FAEMG, Sicoob Credinor e Sebrae-MG reuniram parceiros e produtores rurais para dar o pontapé em um projeto que visa melhorar a qualidade da pecuária leiteira, fortalecer a bacia produtiva e o desenvolvimento de arranjo produtivo local na região de Coração de Jesus.
Durante a reunião foram apresentados detalhes do projeto “Melhores Práticas e Gestão na Pecuária de Leite”. A atuação terá como base a formação profissional rural, assistência técnica e gerencial, inovação tecnológica e acesso ao crédito.
A Fundação Credinor se orgulha em fazer parte do projeto “Melhores Práticas e Gestão na Pecuária de Leite”, que vai levar mais desenvolvimento e tecnologia para produtores rurais da microrregião de Coração de Jesus.
Junto ao Sicoob Credinor, Sistema FAEMG e Sebrae, parceiros dessa ação, fizemos o lançamento, durante reunião, realizada no Sicoob Credinor da cidade. O foco é melhorar a qualidade da pecuária leiteira, fortalecer a bacia produtiva e o desenvolvimento de arranjo produtivo local.
“A gente está unindo forças para fazer que a região no entorno de Coração de Jesus evolua na pecuária de leite, se torne competitiva e sustentável. Precisamos atuar da porteira para fora, buscando entidades parceiras, programas que nos favoreçam, crédito nas instituições financeiras para melhorar nossos projetos, entre outros”, destacou o diretor do Sicoob, Carlos Genuíno, que há 32 anos atua na produção de leite.
A atuação terá como base a formação profissional rural, assistência técnica e gerencial, inovação tecnológica e acesso ao crédito.
“A Credinor desenvolve um papel muito importante, visando o desenvolvimento regional. Atendemos todo tipo de público, inclusive os produtores rurais, que é uma das nossas maiores carteiras de associados. Essas novas práticas, as novidades na área rural, ajudam muito estes produtores, e o Sicoob está junto para somar. Cada vez mais essas parcerias precisam ser desenvolvidas”, comenta Carla Daniele Saraiva, gerente do Sicoob Coração de Jesus.
O curso Trabalhador da mecanização agrícola, realizado pela Fundação Credinor em parceria com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos na última semana do mês de fevereiro, vai oportunizar novas chances de trabalho a produtores rurais da região de São João do Pacuí.
O treinamento consiste em apresentar técnicas de uso e manutenção de tratores, inclusive para atuação implementos agrícolas. A turma foi formada por alunos que já atuam no meio rural e outros que almejam entrar no ramo, e para isso buscaram a capacitação.
Fabiano Nunes da Silva, de 23 anos, fez pela primeira vez um curso do tipo. Morador do distrito de Santa da Pedra, ele buscou a oportunidade visando exercer a profissão. “Já trabalho em fazendas, mas nunca tinha conduzido um trator. O curso superou as expectativas. A gente tem que dar valor nestes cursos, porque ajudam bastante a gente. Eu sai do curso sabendo muitas coisas, tendo conhecimentos novos para aplicar e buscar novas oportunidades de emprego”.
Colega de turma, de Fabiano, Moacir Silva Souza se inscreveu no treinamento para se capacitar melhor. Ele já utiliza o trator na pequena propriedade que administra, onde cuida de algumas cabeças de gado, planta capim e horta. Após aprender a pilotar o trator sozinho, ele reconhece que o treinamento vai otimizar o trabalho e trazer mais qualidade ao serviço no campo.
“Foi a primeira vez que tive essa oportunidade de capacitar. O objetivo foi renovar conhecimentos. Tenho certeza que meu serviço será 90% melhor agora, com os novos conhecimentos. Apesar de não ter um trator próprio, faço aluguel da máquina, pagando por hora de serviço. Agora vou otimizar mais este trabalho”.
.
Organização do Quadro Social (OQS), na Agência Sicoob Salinas
Reunião do projeto de educação financeira
Cooperativismo e novos projetos na CDL/ACE
As equipes do Sicoob Credinor, Fundação Credinor e Instituto Sicoob estiveram na cidade de Salinas para reuniões de trabalho e início de projetos que irão contribuir ainda mais para o desenvolvimento regional.
O primeiro compromisso, no dia 17 de fevereiro, ocorreu na Agência Sicoob Credinor Salinas onde foi instituído o Núcleo de OQS (Organização do Quadro Social), composto por 10 associados que representam diferentes setores da cidade.
O objetivo é que este grupo constituído possa ser o porta-voz dos cooperados, buscando fortalecimento e participação dos mesmos em decisões e demandas da comunidade para a cooperativa.
No mesmo dia, o prefeito de Salinas, Joaquim Neres, junto a membros da administração municipal, recebeu os representantes da Fundação Credinor. Junto a lideranças locais, foi apresentado o trabalho a ser realizado pela Fundação nas escolas municipais.
No dia 18, encerrando as visitas especiais, ocorreu uma palestra sobre cooperativismo e os projetos da Fundação Credinor para o município. A palestra foi ministrada pela Agente de Desenvolvimento Local Sustentável do Sicoob Credinor, Bárbara Panicali.
O encontro ocorreu na sede da Associação Comercial de Salinas (ACE/CDL) e contou com a presença do presidente da entidade, Reginaldo Ferreira Tiago, do gerente regional do Sebrae-MG, Jadilson Borges, e demais lideranças comerciais locais.
As ações fazem parte dos objetivos sociais do Sicoob Credinor, Fundação Credinor e Instituto Sicoob e contam com apoio da direção das entidades em busca de ações para o desenvolvimento regional.
O Sicoob Credinor chegou a Brasília de Minas e Mirabela, levando na bagagem novas oportunidades de desenvolvimento aos moradores destas regiões. As novas unidades da cooperativa foram apresentadas pelos respectivos gerentes locais, Márcio Aguiar (agência Brasília de Minas) e Ronaldo Bruno (agência Mirabela), durante encontro que reuniu representantes e autoridades regionais.
Junto às novas agências, foi instaurado em cada cidade o projeto Plano de Desenvolvimento Local. Realizado junto à Fundação Credinor, este plano tem como objetivo fomentar ações sustentáveis para as comunidades e contribuir para alavancar a economia dos municípios através de diversas iniciativas.
A apresentação das novas unidades e do projeto ocorreu no dia 8 de fevereiro, reunindo também equipes locais da Credinor, onde os gerentes, representando o diretor presidente da Fundação Credinor, Dario Colares, apresentaram os objetivos do Plano de Desenvolvimento Local e as ferramentas de trabalho que poderão ser utilizadas para o sucesso do projeto.
Em Brasília de Minas a reunião ocorreu na Câmara Municipal, contando com a presença do prefeito, Marcus Vinícius, do presidente da Câmara, Elias Raposo, e outras autoridades municipais. Em Mirabela o encontro ocorreu na sede da prefeitura, onde a equipe foi recebida pelo chefe do Executivo, Luciano Rabelo, pelo presidente da Câmara, Alexandre Rodrigues Neto, e demais autoridades.
O próximo passo será a constituição dos respectivos núcleos de trabalho, formados por representantes de diversos setores da sociedade, que atuarão na busca de reconhecer demandas comuns e buscar soluções conjuntas que possam contribuir para a vida da população em cada cidade.
Após dois anos longe das escolas, crianças e adolescentes estão retomando a rotina de aulas presenciais em várias cidades. E pensando em dar um ânimo extra para estes jovens alunos que o Projeto Social JABS iniciou a campanha de arrecadação de material escolar.
A ação, que tem o objetivo ajudar crianças e adolescentes carentes, ganhou apoio da diretoria e conselho da Fundação Credinor, através do diretor presidente Dario Colares, e também do Sicoob Credinor.
O lançamento da campanha, realizado na sede da entidade, contou com a presença de voluntários, como a agente de Desenvolvimento Local Sustentável do Sicoob Credinor, Bárbara Panicali, que palestrou aos jovens assistidos sobre a importância da educação.
Doações
Podem ser doados cadernos, lápis de escrever, lápis de cor, cola, borracha, tesoura, régua, caneta e mochilas, novos ou usados (desde que em bom estado de conservação). As doações podem ser entregues na sede do JABS (Rua Jacinto dos Santos Lima, 358, Bairro Santa Rita II) ou na sede administrativa do Sicoob Credinor (Rua Píres e Albuquerque, 540, Bairro Centro).
JABS
O JABS (Jovens e Adolescentes Buscando a Superação) é um projeto social sem fins lucrativos, existente desde 1999, que busca atuar junto a jovens em situação vulnerabilidade com o objetivo de contribuir na formação de novas oportunidades. Os alunos recebem gratuitamente aulas de música, artesanato, musicalização, dança, entre outros. São mais de 100 alunos cadastrados.
Através da capcitação oferecida pela Fundação Credinor e Sistema FAEMG/SENAR/INAES,
moradores de Coração de Jesus já visualizam novas fontes de renda.
Foi pensando no crescimento da fruticultura e suas potencialidades regionais que a Fundação Credinor, através do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, levou o curso de produção artesanal de polpa de fruta para a cidade de Coração de Jesus, capacitando a população local.
Foram formadas duas turmas, compostas por produtoras rurais e cantineiras escolares. O curso repassou diversas técnicas que vão ajudar na comercialização de um produto ainda mais saudável e saboroso. Na primeira parte do curso foi feito um bate papo com os participantes, chamado de conhecimento do meu quintal, para identificar potencialidades nas próprias propriedades que podem ser exploradas para a produção das polpas.
“No curso aprendi métodos mais corretos, tanto de desinfecção das frutas e colheita como no preparo. Eu costumava bater toda a fruta e só depois coar. Mas vi que o ideal para a polpa é não triturar tudo; tem frutas que não devo usar as sementes. Vou levar os conhecimentos para o dia a dia, inclusive como oportunidade de renda extra, de comercialização da minha produção caseira” - Maria Raquel Pereira de Moraes Oliveira, aluna do curso e cantineira escolar.
Uma das turmas foi formada por moradores da Comunidade rural Luiz Pires de Minas/Lapinha, que se prepara para começar a beneficiar produtos regionais e ajudar nos projetos comunitários, como a criação de uma pequena agroindústria de polpas.
“Foi muito bom o curso. A gente acha que fazer polpa de fruta é só pegar e bater no liquidificador. Mas tem método certinho. Por aqui temos plantio de várias espécies e queremos reunir todos para produzir juntos. O ponta pé inicial nós demos, que foi aprender” - Araci Fiuza da Silva, aluna do curso.
Após 15 anos na atividade rural, o tratorista João Pereira de Souza viu que precisava renovar seus conhecimentos e buscou o treinamento de Trabalhador da mecanização agrícola, oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Coração de Jesus, no Norte de Minas. Essa foi a primeira vez que ele fez este tipo de especialização.
“Valeu a pena, foi muito interessante. Algumas dúvidas que eu tinha me fizeram buscar a profissionalização. Tem muita coisa nova, destes tratores mais modernos. Antes a gente mexia em um maquinário mais simples. Com o treinamento foi possível ver na prática, colocar a mão na massa, em um equipamento mais novo, que eu não tinha conhecimento ainda”.
E a capacitação, feita em parceria com a Fundação Credinor, entidade sem fins lucrativos, braço social do Sicoob Credinor, chegou em ótima hora para aprimorar o trabalho na Comunidade de Alvação, onde houve o treinamento. Presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário, é o próprio João Pereira de Souza quem sempre auxilia os trabalhos de campo com uso do trator para os mais de 70 associados, que cultivam, principalmente, feijão e milho. A comunidade está prestes a receber um novo equipamento para o trabalho no campo. “Todos que precisam do serviço podem solicitar ao Conselho, que nós fazemos o trabalho”, explica.
O instrutor Alex Altino Alves de Melo lembra que estes equipamentos são de alto custo, e, por isso, merecem uma atenção e conhecimentos especiais. Ele lembra que a mão de obra especializada faz toda a diferença. “O aperfeiçoamento deve ser constante, independente da experiência na máquina. A tecnologia muda, surgem novos equipamentos e as técnicas de conservação da máquina também se atualizam. Ainda que a pessoa tenha experiência prática de muitos anos, precisa se aperfeiçoar”.
Mão de obra especializada
Os novos conceitos também simbolizam oportunidade de colocação profissional para jovens da região. Diogo Antunes Oliveira, de 21 anos, também fez pela primeira vez um treinamento do Sistema FAEMG, visando uma vaga de trabalho com melhor colocação. “Estando capacitado é mais fácil. A parte mecânica chamou muita a minha atenção. Eu tinha pilotado tratores bem antigos. Agora, se surgir oportunidade de trabalho, com equipamentos mais novos, sei que tenho condições de atuar”.
“Essa região tem grande dificuldade de trabalho. Então o curso também serve como incentivo para que essas pessoas busquem vagas neste tipo de serviço, especializado. No caso dos jovens aqui da comunidade, eles viram nessa máquina nova e moderna uma chance de se preparar melhor”, finalizou Alex.
A Fundação Credinor esteve presente na entrega de fraldas geriátricas para idosas assistidas da Casa da Terceira Idade Sant'Ana, em Montes Claros.
Todo o material, mais de 170 pacotes de fraldas, foi conquistado dentro das ações do Dia de Cooperar 2021, e as doações foram realizadas pelos colaboradores das agências Sicoob Credinor da cidade.
O presidente da Fundação Credinor, Dario Colares, e vários de nossos voluntários estiveram presentes na entrega.
Através da parceria entre a Fundação Credinor, Sistema FAEMG/SENAR/INAES e Prefeitura Municipal foi realizado o Programa Saúde Itinerante em Coração de Jesus. O evento contou com a presença do prefeito, Robinho Dias, secretários municipais e representantes da agência Sicoob Credinor Coração de Jesus.
A ação ofereceu consultas e exames gratuitos para a saúde do homem e da mulher. Todos os cuidados com a pandemia da COVID foram adotados. O caminhão da saúde chegou à cidade equipado para oferecer exames preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau) e mamografia, para as mulheres, e exame de PSA (detecção de câncer de próstata) e consulta com urologista, para os homens.
O evento contou ainda com serviços adicionais de saúde, como aferição de pressão, orientações do Setembro Amarelo, entre outros, ofertados pela prefeitura, através das secretarias municipais.